segunda-feira, 5 de abril de 2010



Herança DOS GRUPOS sangüíneos






Sistema MN




Em 1927, Landsteiner e Levine descobriram Dois aglutinogênios hemácias NAS


Humanas, Que Foram denominados M e N.


A Produção Desses aglutinogénios É UM Por condicionada par de genes alelos:



  • gene LM - Condiciona uma Produção do aglutinogênio M;

  • gene LN - Condiciona uma Produção do aglutinogênio N.



Fenótipos e genótipos do Sistema MN




Entre Como LM e LN Não HÁ dominância, Podemos distinguir OS seguintes fenótipos e genótipos Para o Sistema MN:























Fenótipos



Genótipos



Grupo M


L M LM


Grupo N


L N L N


Grupo MN


L M LN




Como transformações sangüíneas efetuadas com incompatibilidade Entre Grupos do Sistema MN Problema Não oferecem, A Não Ser QUANDO ELAS São Vezes repetidas muitas.




Sistema ABO




Voltemos, então, a considerar o Sistema ABO. Nenhum Sangue Humano, mais especificamente NAS hemácias, encontradas podem Ser denominadas proteínas Duas aglutinogênios A e aglutinogénios B, Responsáveis Pela Determinação do fenótipo sangüíneo. O plasma sangüíneo, por sua vez, pode abrigar Outras Duas proteínas denominadas Aglutininas anti-A e Aglutininas anti-B.


Acontece Que, Indivíduo Num normal, Não É Possível um Existência de aglutinogênios e Aglutininas de nomo mesmo, Uma Vez Que uma ocorrência de embaixadores acarreta o Desenvolvimento de Reações do tipo antígeno X anticorpo. Assim:




  • indivíduos pertencentes AO grupo de Sangue tipo AB Possuem aglutinogênios A e aglutinogênios B, Mas São desprovidos de quaisquer Aglutininas;


  • indivíduos Portadores de Sangue tipo A Possuem aglutinogênios A e Aglutininas anti-B;


  • indivíduos pertencentes AO grupo B Possuem aglutinogénios B e Aglutininas anti-A;


  • indivíduos do grupo O, finalmente, Possuem Aglutininas anti-A e Aglutininas anti-B, sendo, portanto, destituídos de quaisquer aglutinogênios.

Doadores e receptores universais




Analise o Esquema Abaixo, indicadas Mostra Que Pelas setas, como transfusões Possíveis Quanto ao Sistema ABO:




O S




A B A B






AB AB




Observar Que o grupo sangüíneo O PoDE Ser doado Para Todos Os grupos EXISTENTES (O, A, B, AB); POR ISSO, OS indivíduos Portadores de Sangue O São denominados Doadores universais. Chamamos um Atenção Para o Fato de Que O Grupo O Não PoDE receber Sangue de softwares antigos Outro grupo: só receber PoDE Próprio do grupo O. O grupo AB, por sua vez, Sangue receber PoDE de qualquer Outro, dai Os indivíduos pertencentes A esse grupo serem denominados receptores universais.




Fator Rh




Em 1940, Landsteiner e Wiener UM descobriram Outro Sistema de Grupos


sangüíneos, A partir do sangue do macaco Rhevus (Macaca mulatta). O
macaco Desse Sangue, Uma Vez injetado em cobaias coelhos em UO, provocava nesses animais uma síntese de anticorpos Que podiam promover uma aglutinação do Sangue doado.


Levou esse fato à CONCLUSÃO De que o sangue do macaco continha hum antígeno, Que foi Denominado fator Rh fator OU Rhesus. Os anticorpos Produzidos Pelos animais Foram denominados receptores aglutinas antiRH.




O Rh+ e o Rh-




Os descobridores do fator Rh, Landsteiner e Wiener, extraíram de cobaias e coelhos soros Contendo Aglutininas anti-Rh. Em seguida, misturaram o soro com Sangue de Pessoas Diversas constataram Que, em ALGUNS casos, como se aglutinavam hemácias, indicando um fator Presença do Rh não Sangue Humano: Pessoas Foram essas denominadas Rh +. Em outros casos, como se aglutinavam hemácias Não, indicando A ausência do fator Rh sem Sangue: Foram denominadas essas Pessoas Rh-.


Os indivíduos Portadores de Sangue Rh Possuem Não, Normalmente, como Aglutininas anti-Rh. No entanto, sangue recebem QUANDO Rh +, tornam-se capazes de Produzir Aglutininas essas. Como uma Produção de Aglutininas Ocorre de forma relativamente lenta, AO SE Fazer Transfusão de Sangue doador de UM Rh + receptor UM n. Rh-, Não Deverra ocorrer uma aglutinação das hemácias doadas. Mas Uma segunda Transfusão de Sangue Rh + podera Provocar uma aglutinação das hemácias doadas, Uma Que Vez como "novas" Aglutininas produzidas, com JUNTAMENTE como "Antigas" (resultantes da Primeira Transfusão), perfazer podem Uma QUANTIDADE suficientemente alta parágrafo promover uma aglutinação das hemácias do doador. Em conseqüência disso, capilares sangüíneos podem Ser obstruídos e LeVar o receptor á morte












Bibliografia




Biologia Atual Vol 3


PAULINO, Wilson Roberto


Ed: Ática







Texto gentilmente cedido Por Fabrício Fernandes Pinheiro (fabpage@achei.net)






www.sti.com.br






0 comentários: